Minúcias & minuciosidades

O nome do blog veio à mente de repente como um insight. Logo o associei à uma espécie de diário onde depositaria diariamente, mesmo que de maneira despretensiosa, reflexões sobre tudo ao redor, principalmente aquelas “coisas” consideradas de menor importância. O nome caiu como uma luva!

Ao procurar o significado da palavra minúcia, veio a surpresa – “Minúcia: s.f. Alguma coisa de pouco ou nenhum valor; coisa sem significado; ninharia”, porém na mesma fonte, outra definição chamou a atenção: “Minúcia: Pequena parte utilizada para construir um todo”.

Imagem do post

Comecei a me indagar! Como uma pequena parte consegue ser tão importante ao ponto de ajudar a contruir um todo e ainda assim ser designada como sem valor, ninharia, insignificante?

Pois é. As vezes nos sentimos assim, uma minúcia. Porém, mesmo menosprezados e “pequenos” não nos damos conta de que fazemos sim a diferença por onde e por quem passamos. Somos parte de um todo, ou melhor, contribuímos todos os dias através de pequenos gestos para a construção desse todo.

Me dei conta do quanto a vida PRECISA ser minuciosa e do real significado da frase clichê que diz que a felicidade está nas pequenas coisas.

“Minucioso (ou Minuciosa): Adj. 1 que se ocupa com minúcias ou pormenores; 2 meticuloso; cuidadoso; consciencioso; 3 narrado com todos os pormenores; circunstanciado; detalhado; pormenorizado”.

É preciso agir com meticulosidade e de maneira consciente, para que possamos identificar e aproveitar cuidadosamente todos os pormenores e detalhes da vida. E se possível, registre os pequenos momentos, porque certamente os trará grandes memórias no futuro. Não perca tempo com coisas que realmente não possuem significado e não trazem nenhum valor para ela (a vida). Mas sim, com aquelas coisas que são pequenas e bobas à primeira vista. Aquelas que por vezes são até “caretas” e não fazem mais parte do nosso mundo moderno. Alguns valores tradicionais podem até terem sido esmiuçados pela modernidade, mas continuam fazendo a diferença na construção de um todo.


Assinatura de post


Deixe um comentário