O inverso dos bons exemplos também ensina

Observadora como tenho sido desde a infância, utilizo o sentido da visão a favor do meu aprendizado. Sempre tive muito claro em minha mente o modelo de vida que pretendo empregar não só no presente, mas principalmente no futuro. Existem aqueles que nos ensinam através de seus bons exemplos, o que é muito válido, afinal ter boas referências e influências moldam o nosso caráter e personalidade. Mas também existem aqueles que nos ensinam muito mais de maneira inversa, através de seus maus exemplos.

Imagem ilustrativa
|| imagem ilustrativa retirada do site WeHeartIt.com ||

Costumo aprender muito mais com esses, os que erram. Não há nada melhor do que ver no outro um comportamento que você já protagonizou e que na época, por imaturidade, não percebeu o papel vergonhoso que fez.

O aprendizado do ser humano se inicia pela observação e repetição. Quando bebês observamos o andar, o falar, o agir das pessoas que convivem conosco e passamos a repetir o que vemos e aprendemos. Mas nessa fase ainda não conseguimos distinguir os comportamentos bons dos maus. Esse senso começa a aparecer durante a infância.

Sou vista como “meio atrasadinha” em alguns aspectos da vida, (apesar de não concordar com a pressa alheia de atropelar fases… mas esse é um assunto para outro post), porém com isso, consigo observar o que está acontecendo ao meu redor, por exemplo, em questões como casamento e maternidade, numa espécie de “slow motion”, que me permite selecionar o que julgo correto ou não e refletir em como posso trabalhar minha própria personalidade para que situações que acredito serem incorretas sejam evitadas em minha futura experiência nesses e outros quesitos.

É claro e óbvio que só conseguimos de fato assimilar o aprendizado na prática, convivendo com as particularidades de cada situação, sentindo realmente na pele. A vida perfeita não existe, pois somos todos falhos em muitos aspectos, mas não custa nada refletir nos nossos próprios erros e também nos erros alheios e tentar ser uma pessoa melhor, ou ao menos ir se preparando para isso. Não digo melhor do que a outra pessoa, porém melhor para o bem de todos, principalmente de si mesmo.


Assinatura de post


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s